sábado, 6 de dezembro de 2014

QUE TIPOS DE HÁBITOS APRENDEMOS COM OS ÍNDIOS:

QUE TIPOS DE HÁBITOS APRENDEMOS COM OS ÍNDIOS:
É de grande importância a colaboração que os índios deram para a formação da cultura brasileira, principalmente, na Literatura, na Culinária, nos usos e costumes. Quem ainda conhece a arapuca de pegar passarinhos? E o bodoque ou estilingue; a pesca com linha de anzol, que, no início, era feito de osso, madeira ou espinha de peixe? O arpão, o arco de flecha, o uso de envenenar a flecha para fisgar o peixe?
Na culinária indígena, a mandioca era o prato principal, além do cará, do inhame, da batata-doce, do amendoim, da moqueca, dos bolos e dos mingaus. Com o milho, as mulheres preparavam a canjica, a pamonha e as bebidas fermentadas. A cabaça, a gamela, o coité e o coco eram cortados ao meio e usados como utensílios domésticos.
Os índios tomavam banho no rio, andavam descalços, sentavam de cócoras, costumes que ainda usamos como herança cultural deles. Muitas danças e cantigas, certas práticas religiosas, receitas culinárias e medicinais, algumas lendas e superstições, várias palavras do nosso vocabulário são contribuições do índio. O cruzamento das raças indígenas com o branco resultou no mameluco, o mestiço que ainda hoje é tão comum no interior do Brasil, principalmente no Oeste. O historiador Couto Magalhães elogiou esse cruzamento, alegando ser uma raça excelente e de muita coragem.
O cafuzo é o resultado do cruzamento de índio com negro. De acordo com Couto Magalhães, é uma raça inteligente, de cabelos corridos e pele cor de azeitona. No Sul do Brasil, é conhecido como caburé. No Norte, recebe o nome de cafuz. Estes são alguns itens que cultivamos até hoje, herança dos nativos.


Fonte: https://ensfundamental1.wordpress.com/805-2/povos-indigenas-em-minas-gerais-e-vale-do-aco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...