quarta-feira, 19 de abril de 2017

DIA DO ÍNDIO

 SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2017
16 A 22 DE ABRIL
Povos indígenas que talvez  você não conhecia e que estão espalhados pelas regiões do nosso Pais. Estamos acostumados ver, ler histórias de outros povos e etnias como: Maxacali, Botocudos, Aranãs, Krenak, Tupis, Mucurin e outros.
Recebemos da Sede Nacional da Igreja Metodista, uma Revista que fala sobre o tema: Crianças indígenas, um trabalho missionário da COMIM em parceria com Secretaria de Formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, um trabalho muito lindo. Vamos conhecê-los?
1.   Mbya Guarani
Os Mbya Guarani somam cerca de 7.000 pessoas no Brasil. No Sul e Sudeste têm cerca de 100 áreas habitadas, além de outros locais com moradia temporária. Eles vivem também em terras da Argentina, Paraguai e Uruguai.
2.   Kaiowá Guarani
Este   vive no Sul do Mato Grosso do Sul. Os  com outros Guarani, contam 43.400 pessoas, sendo que 35.300 vivem em terras indígenas nas e 8.100 vivem fora das aldeias e em acampamentos, segundo o Censo do IBGE/2010.
3.   Kaingang
O povo Kaingang vive em um território com cerca de 30 terras indígenas demarcadas e diversos acampamentos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e São Paulo. A estimativa segundo o Censo IBGE/2010.
4.   Laklãnõ Xokleng
A terra indígena Laklãnõ. Xokleng está localizada no Vale do Itajai, SC. É   formada por oito aldeias e a população é de aproximadamente 2.500 habitantes.
5.   Karo Arara
Habitam a terra indígena Igarapé Lourdes, em I-Paraná, Rondônia. O povo tem em torno de 363 pessoas distribuídas em duas aldeias principais. Vivem no mesmo território com o povo Ikólóehj Gavião.

6.   Apurinã
Este povo vive hoje no Sudeste do estado do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Eles moram na beira do Rio Baixo Purus e seus afluentes, nas bacias dos rios Madeira e Alto Solimões. no Acre, muitos vivem em bairros da cidade de Rio Branco.  Eles vivem na terra indígenas Roosevelt, em Espigão do Oeste. Somam atualmente 8.267 pessoas.
7.   Jamamadi
O povo vive em áreas banhadas pelos rios Juruá, Médio Purus e seus afluentes , nos estados do AM e AC. As estimativas são de que haja de 800 a 900 pessoas nesta etnia.
8.   Ikólóéhj Gavião
Habitam a terra indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná. RO. Estão  organizando em 16 aldeias e somam 761 pessoas. Vivem no mesmo território com o povo Karo Arara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...