terça-feira, 26 de setembro de 2017

OREMOS PELOS POVOS INDÍGENAS!

Oremos pelos indígenas brasileiros
 
    O primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Ministério da Saúde, informa que os maiores índices de mortalidade estão entre os povos indígenas. A taxa entre os índios é quase três vezes maior (15,2), a cada 100 mil habitantes, do que o registrado entre os brancos (5,9) e negros (4,7), aponta o boletim. A divulgação dos números abarca um período de óbitos e tentativas de suicídios entre 2011 e 2016.
    Entre os jovens indígenas está o maior número de suicídios. 
A faixa etária de 10 a 19 anos concentra 44,8% dos óbitos. Os indígenas correspondem a 0,47% da população do Brasil, com 896.917 indivíduos (IBGE,2010). Dessa maneira, o suicídio entre as populações indígenas é considerado um sério problema de saúde - sobretudo porque está concentrado na infância, adolescência e juventude.
  O suicídio entre crianças e jovens indígenas no Brasil foi classificado como pandemia por pesquisa do Programa de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso).Um estudo das Nações Unidas (ONU) de 2009 coloca o suicídio dos jovens indígenas em um contexto de discriminação, marginalização, colonização traumática e perda das formas tradicionais de vida. 
(reportagem: Cimi/ foto: pragmatismo político)
 
Pontos de oração:
 
# Neste setembro amarelo vamos lançar juntos um clamor para que a Igreja assuma seu papel preventivo no que tange à temática do suicídio e para que este assunto não seja mais um tabu entre os cristãos.

# Oremos também pela demarcação das terras indígenas no Brasil e por novas perspectivas de estudo, trabalho e possibilidades de viver segundo a sua cultura para os jovens indígenas brasileiros.


# Por fim, vamos juntos interceder ao nosso Deus pelo fim do genocídio indígena que vem acontecendo de forma sistemática há mais de 500 anos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...